Projetos
Você está aqui: Início > Projetos > Arcossauros do Mesozóico Brasileiro

Arcossauros do Mesozóico Brasileiro

(SID/UFRJ 37010221003-9)

O QUE SÃO ARCOSSAUROS?

Os arcossauros são um grupo de répteis que se destacam dos demais pela sua importância tanto atual como no passado. Trata-se de um grupo que surgiu no início da Era Mesozóica (Triássico Médio - há ca. 235 milhões de anos) e que, rapidamente, se espalhou pelos diversos continentes, onde se tornaram os vertebrados dominantes. Atualmente este grupo é representado por crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais) e aves. No passado, no entanto, os arcossauros eram mais diversificados e, além de crocodilianos e aves, eram representados pelos pterossauros (répteis voadores), por diversas formas de dinossauros e outros grupos menos conhecidos.

ONDE SÃO ENCONTRADOS?

No Brasil, os representantes de arcossauros fósseis são encontrados em depósitos fossilíferos do Triássico e do Cretáceo. Os mais antigos são procedentes da Formação Santa Maria, com coletas realizadas de maneira sistemática sobretudo pela UFRGS, PUCRS e UFSM.

A partir dos anos quarenta, uma grande quantidade de exemplares de arcossauros foram coletados principalmente em rochas sedimentares que formam o Grupo Bauru (Cretáceo Superior, Bacia do Bauru) em Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, onde diversas instituições tem atuando, entre as quais o Museu Nacional. Arcossauros fósseis, principalmente restos de pterossauros (répteis voadores), são encontrados na Bacia do Araripe, localizada entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. No Ceará as atividades são coordenadas pela Universidade Regional do Cariri, que mantem estreitos laços de pesquisa com o Museu Nacional.

Outras localidades estão mencionadas em alguns trabalhos científicos:

  • Kellner, A.W.A. 1998. Panorama e perspectiva do estudo de répteis fósseis no Brasil. An. Acad. Brasil. Ciênc., 70(3): 647-676.
  • Kellner, A.W.A. & Campos, D. A. 1999. Vertebrate Paleontology in Brazil – a review. Episodes, 22 (3): 238-251.
  • Kellner, A.W.A. & Campos, D.A. 2000. Brief review of dinosaur studies and perspectives in Brazil. An. Acad. Brasil. Ci., 72(4): 509-538.

Ou no livro com linguagem popular O BRASIL NO TEMPO DOS DINOSSAUROS:

  • Kellner, A. W. A., Schwanke, C. & Campos, D. A. 1999. Museu Nacional, Série Livros n. 7, 60 p (ISBN 85-7427-002-4).

OBJETIVOS DO PROJETO

O presente projeto visa à preparação e ao estudo dos diversos exemplares de arcossauros fósseis, particularmente o material de dinossauros, crocodilianos e pterossauros, que são comparadas com arcossauros fósseis encontrados em outras regiões, principalmente com espécies procedentes de localidades situadas na Argentina e na África. Também são realizados trabalhos de campo visando à coleta de novos exemplares e à obtenção de dados estratigráficos e sedimentológicos. Por último, são realizadas exposições destinadas a levar para o público o resultado das pesquisas destes exemplares, como também a confecção de livros com linguagem popular para este fim. Este projeto possui a participação de alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) como também de técnicos e pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras.

EQUIPE

Além destes existem diversos outros estagiários e voluntários atuando de forma esporádica neste projeto.

voltar ao topo